Quatro dicas de negociação de quem já vendeu até esterco
Rodrigo Azevedo é Empreendedor, fundador de um dos maiores grupos de comunicação digital do país. Ele deu algumas dicas para pessoas que desejam ser melhores negociadores. Você precisa conhecer essas estratégias dadas com muito profissionalismo e um toque de pessoalidade:
O pessoal da Endeavor me pediu para escrever um artigo dando dicas de negociação. E como já vendi merda, acredito ter credenciais para isso (conheça mais sobre essaa história no meu blog).
Quando você está muito por baixo, as oportunidades são raras e não se pode dar ao luxo de desperdiçá-las. Foi assim comigo no início. E o inverso também é verdade: quando você está por cima, as oportunidades vivem batendo na sua porta. Nesse caso, seu trabalho é selecionar quais são as melhores.
E, independentemente de seu momento, se está por baixo ou por cima, algo permanece inalterado: você vai ter que saber negociar.
Tem gente que acha que ser um bom negociador é um talento. Sem dúvida, talento ajuda em tudo. Mas podemos nos apoiar em algumas técnicas. No caso, vou me apoiar em uma técnica para manejar objeções.
Antes de mais nada, o que é uma objeção? Enfim, é tudo que te impede de fechar um negócio.
Veja esse exemplo: você acabou de apresentar a proposta para venda de um produto. Daí, o cliente responde: “Achei ótimo, mas muito caro!”. Isso é uma objeção. Veja outra resposta possível: “Ok, muito obrigado, mas vou precisar conversar com meu sócio antes de decidir”. Outra objeção!
E assim você verá que essas objeções estão em todos os lugares (na sua casa e com sua família também!).
E daí, precisamos manejá-las.
Uma boa notícia para você: objeção é bom! Veja, o cliente que não quer comprar diz logo: “não quero”. Veja a equação abaixo:
OBJEÇÃO = DÚVIDAS + INTERESSE
Ou seja, por trás de uma objeção tem sempre algumas dúvidas e interesse. Se você consegue tirar as dúvidas, o que sobra? O interesse! Então, vamos sanar as dúvidas para deixar nosso prospect apenas com interesse e fechar negócios?
Aqui vai a técnica para manejar objeções:
1. Demonstre empatia
Empatia é a capacidade de você se colocar no lugar do outro. Não quer dizer "ser simpático". Por exemplo, o seu prospect diz "Gostei, mas é muito caro!". Antes de tentar argumentar, seja empático dizendo algo como "Entendo, o valor é sempre uma questão importante, principalmente nesses tempos de budgets apertados. Entendo você...". Faça isso de modo sincero, mostrando realmente se importar com o budget e a limitação dele. Se fizer direito, o cliente/prospect vai, certamente, gostar de você.
2. Pergunte para entender
Antes de tentar argumentar, faça perguntas para ter certeza do que o cliente está falando. Afinal, o que ele quer dizer como "muito caro"? Perguntando, você saberá como argumentar. Pergunte, por exemplo: "Quando você diz ‘muito caro’ é em relação a quê?". Faça outras perguntas, até conseguir entender exatamente a objeção. Veja que fazendo essa pergunta, ele pode revelar que está sem budget. Ou pode revelar que tem outro concorrente com valor menor. Ou que a empresa está cortando custos. Isso é valioso para o passo a seguir.
3. Argumente
Agora que já foi empático e perguntou para entender do que se tratava a objeção, você está pronto para argumentar, seguro do que está dizendo. Por exemplo, se o caso dele é budget e você já perguntou na fase anterior quando ele renova a verba, você poderia argumentar algo como: "E se eu jogar parte do pagamento para o próximo orçamento?". E continue... "Se seu problema é dinheiro, parcelamento te ajudaria? Você percebeu a importância do que estou te oferecendo, pois o nosso produto vai te dar produtividade e, no fim, reduzir custos. Não acha que vale direcionar de outra linha de seu budget?".
4. Confirme o entendimento e feche o negócio
Se conseguiu manejar a objeção, você eliminou a dúvida que restava e agora sobrou o interesse. Então, confirme o que foi falado e parta para o fechamento. Por exemplo: "Como vimos, o nosso produto conseguirá reduzir seu custo em X%. Isso será suficiente para cobrir sua falta de budget. Alguma outra dúvida?". Se o cara responder que não tem, você pode então concluir “que ótimo, podemos então partir para o fechamento?".
Obviamente, os pontos acima são exemplos de situações. Vai precisar de sua habilidade. Repare que todo produto e empresa já têm as objeções mais comuns. Recomendo que você liste todos os possíveis impedimentos que lembrar, crie perguntas para entender e argumentações para cada um deles. Você se surpreenderá como as objeções se repetem. Assim, se tiver feito esse dever de casa, não será pego de surpresa e terá mais resultados.
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/blog-da-endeavor/quatro-dicas-de-negocia%C3%A7%C3%A3o-de-quem-j%C3%A1-vendeu-at%C3%A9-esterco-132718915.html
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