Profissionais especializados são solução para ineficiência na Saúde Mental
De acordo com Marcelo Feijó de Mello, Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, que trabalha há mais de 30 anos na área da Saúde Mental, entre as 10 doenças de maior impacto na sociedade, 6 são psiquiátricas. Segundo ele, o número de pessoas atingidas é tão grande que as estratégias para o atendimento não podem se restringir somente entre os profissionais de saúde mental, mas a todos os profissionais que atuam na área de saúde. Porém, a realidade vivenciada hoje no Brasil é oposta. As estratégias de atendimento em Saúde Mental, aqui, são ineficientes.
Para o Psiquiatra, a solução é a adoção de equipes multidisciplinares para atender à grande demanda: "Pacientes cronificados, com muitas perdas cognitivas e afetivas em função de suas condições, levando-os a um dependência e incapacitação funcional, são hoje a maior parte dos casos atendidos nos CAPS. Deveriam, de fato, realizar programas de reabilitação, frequentando centros de convivência (CECO), que deveriam contar com profissionais de saúde mental, psicólogos com formação em neuropsicologia, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, todos com especialização em Saúde Mental", afirma.
Autor de um estudo na área, Marcelo também acredita que "a psiquiatria deveria estar presente em todas as emergências em grandes hospitais, com uma enfermaria de retaguarda com leitos de observação de 24-48 horas".
Fonte: http://provepsico.com.br/a-nova-agenda-brasileira-na-area-de-saude-mental-por-marcelo-feijo-de-mello/
____________________________________________________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA
PARA PSICÓLOGOS, MÉDICOS, ENFERMEIROS, NEUROLOGISTAS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)