Nova resolução do CFM restringe exposição de médicos em mídias sociais
O Conselho Federal de Medicina (CFM) alterou as regras que definem a conduta dos profissionais da área em relação às redes sociais e à divulgação do trabalho que realizam. Segundo a resolução 2.126/2015, os médicos não poderão publicar selfies em situações de trabalho, como durante a realização de procedimentos médicos, nem fazer a divulgação de imagens de "antes e depois", utilizadas especialmente por especialistas que fazem intervenções estéticas.
As normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, provavelmente até a primeira semana de outubro, alteram resolução de 2011 e foram reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada. "Tivemos pessoas incomodadas com alguns tipos de ação que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais. Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade", diz Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM.
Casos de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança. "Antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes." A proibição do "antes e depois" tem como objetivo proteger o paciente de técnicas que podem trazer resultados inesperados. "Nossa preocupação é que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem sempre vai ter aquilo que o 'antes e depois' acaba induzindo, principalmente em procedimentos estéticos e dermatológicos."
As novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas que o CFM não reconheça. Outra ação que está na mira do conselho é o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho de profissionais por meio de elogios de pacientes. "Descobrimos que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela." Em entrevistas, os médicos não deverão divulgar endereço e demais contatos de seu local de trabalho. "Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade", diz Fortes. Também foi proibida, com a resolução, a prescrição ou consulta médica feita à distância.
Segundo o Conselho, as medidas visam, além de oferecer melhor controle da conduta ética dos profissionais de medicina, garantir sua segurança ao evitar que os profissionais sejam processados judicialmente por pacientes em busca de indenizações por danos materiais ou morais.
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2015/09/28/interna_brasil,600393/cfm-endurece-regras-e-proibe-selfies-de-medicos-nas-redes.shtml
_________________________________________________________________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA:
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA SABER MAIS SOBRE CADA UM DOS CURSOS OU CLIQUE AQUI PARA CONFERIR NOSSOS DEMAIS CURSOS
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 e (44) 98813-1364
[email protected]