Motivos e dicas para controlar o nervosismo em excesso no pré-jogo
A Utilidade do Dia de hoje é para o torcedor brasileiro. Não sabemos por quanto tempo essas dicas nos serão úteis durante a Copa, mas são úteis para qualquer torcedor, de qualquer time e em qualquer outro campeonato.
Ansiedade nas alturas, nervosismo, impaciência. Esses são alguns dos sintomas psicológicos que a tensão pré-jogo de Copa do Mundo pode trazer, afetando saúde, principalmente, dos mais fanáticos. Mas não só o equilíbrio psicológico pode sofrer nesse período. O nervosismo em excesso pode acarretar também prejuízos à saúde física, levando até a infartos, como aponta estudo recente da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa analisou dados do Sistema Único de Saúde (SUS), de 1998 a 2010, e revelou que houve aumento da incidência de infartos em dias de jogos durante as Copas do Mundo, com o número de internações por problemas cardíacos chegando a aumentar até 16% em partidas da seleção brasileira.
“Como dano psicológico, a irritabilidade, o mau humor, a impaciência e a inquietação pré-jogo são indícios de que as emoções estão em alto nível. Por isso, é preciso buscar o autoconhecimento, procurar saber seu limite emocional como torcedor. Somos somente expectadores. Não podemos interferir nos jogos. Nervosismo e ansiedade em excesso antes dos jogos decorrem da ativação do sistema nervoso autônomo simpático (SNA), destinado a nos preparar para uma situação de luta ou fuga, gerando sinais como palpitação, batimento cardíaco mais rápido, certa tontura, dor de cabeça, náuseas, embrulho no estomago, sudorese e sensação de frio nas mãos, afetando a saúde física”, explica o coordenador do curso de psicologia do Centro Universitário IBMR, Sérgio Medeiros.
O especialista reforça ainda que o espírito esportivo deve sempre prevalecer sobre a paixão, evitando desequilíbrios emocionais. “No futebol brasileiro, principalmente, há um histórico de idolatria muito grande e uma projeção de vitória, poder, potência e superioridade da nossa seleção. Para algumas pessoas, jogo de Copa do Mundo é mais um encontro esportivo. Para outras, o futebol é projetado como um conjunto de coisas que alheias ao esporte e uma forma de busca de autoafirmação. É como se a vitória do time dele o tornasse vitorioso, onipotente e as perdas elevassem as frustrações. O ideal é que, na torcida se construa uma relação de prazer e entretenimento em prejuízo do fanatismo”, orienta Medeiros.
O psicólogo aconselha minimizar alguns hábitos nocivos à saúde e, ao mesmo tempo, incorporar outros que podem ajudar bastante no controle das emoções: “evitar sempre provocações e reduzir ao máximo atitudes que estimulam essa tensão pré-jogo – como, por exemplo, o consumo de álcool, que aumenta a pressão arterial, gerando um aumento de pressão sanguínea; e evitar o fumo, que também tem efeito negativo – ajudam a evitar ansiedade e nervosismo em demasia. Extravasar, dar um grito e até um soco no sofá, fazer ginástica e sexo são boas medidas preventivas. Para os mais apaixonados, o ideal é evitar ficar todo o jogo em frente à TV; se levantar e beber uma água; sair do foco; tentar algum exercício de relaxamento para aliviar as tensões são atitudes recomendáveis nesse caso”, completa o coordenador e professor do IBMR.
Fonte: http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/noticias/nervosismo-em-excesso-no-pre-jogo-pode-prejudicar-saude-mental-e-fisica-alerta-especialista/
__________________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL:
Matrículas abertas para Belém (PA), Londrina (PR) e Cascavel (PR)
Clique na imagem para saber mais sobre o curso:
MAIS INFORMAÇÕES
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)