Médico remove tumor cerebral de peixe de estimação
Retirar um tumor do cérebro é um procedimento delicado para qualquer médico. Imagina então se o paciente for um peixe de estimação. A cirurgia foi realizada pelo veterinário Tristan Rich, no hospital Lort Smith Animal, na cidade australiana Victoria. Segundo o médico, um cano inserido na boca do peixe manteve as brânquias molhadas durante a operação.
George, cuja proprietária mora em Melbourne, no sul da Austrália, recebeu anestesia geral antes do procedimento, que custou US$ 200 (R$ 470). Veterinários afirmam que o peixinho dourado, que tem 10 anos, poderá, a partir de agora, viver por mais duas décadas.
"George tinha um tumor muito grande no cérebro que foi crescendo lentamente, e isso estava começando a afetar sua qualidade de vida", afirmou Rich, que trabalha no hospital veterinário Lort Smith. Os médicos deram duas opções à proprietária de George: ou submeteriam o peixinho à cirurgia ou o sacrificariam. "Ela foi corajosa o bastante para tentar", disse o médico.
Rich acrescentou que o peixe foi mantido vivo através do bombeamento de água com oxigênio através de suas brânquias. Segundo ele, a operação, que demorou 45 minutos, foi "complicada". Para o alívio de George, o tumor foi removido com sucesso e ele voltou para a casa (e o aquário) da família onde viveu os últimos 10 anos. Em entrevista à rádio local, o médico Tristan Rich disse que o peixe está "bem e nadando por todo o lado".
Fonte 1: http://www.oultimoblog.com.br/medico-remove-tumor-cerebral-de-george-um-peixe-de-estimacao/
Fonte 2: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140915_peixe_dourado_recuperacao_tumor_lgb.shtml
__________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA:
EM BELÉM (PA), MARINGÁ (PR), LONDRINA (PR), CASCAVEL (PR) E TERESINA (PI)
Clique na imagem do curso de seu interesse para saber mais sobre ele:
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)