MEDICINA: Novo reator nuclear dará autonomia ao Brasil na produção de radioisótopos
Com a inauguração, prevista para 2018, do primeiro Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), proposto pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Brasil alcançará autossuficiência na produção de radioisótopos e fontes radioativas usadas na medicina nuclear. Atualmente, o reator IEA-R1 do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), localizado em São Paulo, é o principal responsável pela produção nacional de radiofármacos, que viabilizam a realização de cerca de 2 milhões de procedimentos médicos de diagnóstico e tratamento por ano - principalmente nas áreas de cardiologia, osteologia, oncologia e tireoide.
O RMB colocará o Brasil em um seleto grupo de países com autonomia na produção de radioisótopos. Isso inclui o tecnécio-99, um radioisótipo derivado do molibdênio-99 (Mo-99), cuja demanda mundial hoje é atendida, basicamente, por apenas quatro reatores nucleares de pesquisa de grande porte - localizados no Canadá, na Holanda, na África do Sul e na Bélgica. Com a autossuficiência, o Brasil dará um passo importante na área de medicina nuclear, que hoje já permite realizar exames para o diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, função renal, problemas pulmonares e neurológicos, entre outros.
Programas como esse foram apresentados - e debatidos - na INAC 2015 (International Nuclear Atlantic Conference), evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN, que aconteceu entre os dias 4 e 9 de outubro. Com o tema “Programa Nuclear Brasileiro: Política de Estado para um Desenvolvimento Sustentável”, a conferência contou com a participação de delegações de 20 países, autoridades brasileiras e internacionais, além de especialistas e profissionais do setor de energia nuclear.
Fonte: http://www.segs.com.br/saude/61682-novo-reator-nuclear-de-grande-porte-dara-ao-brasil-autonomia-na-producao-de-radioisotopos-para-uso-medico.html
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE IMAGENOLOGIA E ONCOLOGIA
MAIS INFORMAÇÕES:
www.facebook.com/pos.iefap
(44) 3123-6000 e (44) 98813-1364
[email protected]