Em mercado cada vez mais exigente, pós-graduação se tornou diferencial
Para encarar um mercado de trabalho cada vez mais exigente, parte dos estudantes saem da faculdade já de olho nos cursos de pós-graduação. 10% dos alunos que se formam hoje no Brasil fazem pós-graduação, segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do MEC (Ministério da Educação).
O objetivo é procurar um diferencial. Mas como fazer a melhor escolha? O dilema pode começar na hora de decidir sobre qual tipo de curso fazer? “Lato Sensu” ou “Stricto Sensu”? “Melhor caminho é aquele que atenda os objetivos do aluno, responde Fernando Frederico de Almeida Júnior, doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
Tipos de cursos
O Lato Sensu (que em português, significa ‘sentido amplo’), são os cursos de especialização e os MBAs. Que duram de seis meses a dois anos, dependendo da área. “São para aprofundar estudos em determinada área ou adquirir conhecimento em uma área que até então teve pouco acesso”, explica o especialista.
E os cursos Stricto Sensu (‘sentido estrito’ ou ‘exato’), são os mestrado e doutorado, que duram de um a quatro anos e normalmente são mais teóricos dirigidos ao ensino e pesquisa. “São direcionados a quem pretende seguir carreira acadêmica. Entretanto, Júnior observa que existem algumas opções de mestrados com viés mais profissionalizante.
Mercado de trabalho
Claro que a escolha é algo muito pessoal. Mas para o mercado de trabalho, pode fazer mais diferença a especialização Lato Sensu, diz Lucas Portilho, diretor de um instituto voltado para a área de Pós-Graduações. “Professores nestes cursos são profissionais atuantes no mercado, e por isso transmitem uma visão real de como aplicar conteúdo no trabalho”.
Seja qual for a sua opção, é fundamental analisar junto ao MEC o histórico da instituição de ensino. “É possível, pela internet, verificar se a instituição de ensino está autorizada a oferecer o curso que você pretende realizar e as avaliações do mesmo”, destaca Júnior.
Para obter informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados, acesse ao site do MEC emec.mec.gov.br. As Instituições de Ensino Superior que certificam os alunos do IEFAP estão credenciadas ao MEC. Você pode conferir nos links abaixo:
Fonte: http://www.metrojornal.com.br/nacional/plus/fazer-pos-graduacao-e-diferencial-para-mercado-cada-vez-mais-exigente-127638
________________________________________________________________________________________________________
FAÇA SUA PÓS-GRADUAÇÃO NO IEFAP
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)