Dicas para evitar inchaço e sensação de pernas pesadas
Muitas pessoas sofrem com inchaço e sensação de pernas pesadas, a famosa retenção de líquidos. A retenção de líquidos é caracterizada pelo inchaço que afeta principalmente os tornozelos e os pés.
As causas são muitas, pois o problema pode surgir por questões hormonais, variações de pressão sanguínea, alimentação inadequada com excesso de sal, sedentarismo, excesso de proteínas no sangue e problemas posturais.
A retenção de líquidos também pode estar associada a problemas de saúde mais sérios como problemas renais, cardíacos ou hepáticos, reações inflamatórias e doenças da tireoide, mas o tratamento é simples.
Dicas para minimizar a retenção de líquidos no seu corpo:
1. Beba água, muita água - A água é fundamental em nossa vida, o consumo de 2 litros de água por dia é uma dica que melhora sua vida em muitos sentidos, e na retenção de líquidos também. Sucos, água de coco podem contar nesse consumo, mas é importante prestar atenção à quantidade de calorias. A ingestão de alimentos com muita água, e que têm poder diurético, como o tomate, aspargos ou abacaxi. Geralmente, todas as frutas e legumes vão ajudar.
2. Sal - Excesso de sal no organismo pode piorar a retenção de líquidos. Muitos alimentos processados contêm altos níveis de sódio, que também deve ser evitado, portanto, verifique as informações nutricionais sobre os produtos que você consome par certificar-se de que eles não contêm altos níveis de sódio.
3. Bebidas - Evite bebidas que causam desidratação, como café, alguns refrigerantes e álcool, embora a cafeína e o álcool sejam diuréticos, eles desidratam o corpo e piorando, assim, a sua condição.
4. Exercícios físicos - Exercícios podem ajudar muito, pois fazem o corpo esquentar e suar o excesso de água, e uma melhor circulação vai reduzir e prevenir a retenção de líquidos no futuro e te ajudar a ficar em forma.
5. Chás - Tomar chás diuréticos, como o chá verde, erva-cidreira e até mesmo chá de ginkgo. Duas xícaras por dia é suficiente para evitar a retenção de fluido.
6. Drenagem linfática - A drenagem linfática por meio de manobras que estimulam os gânglios linfáticos, promove-se a eliminação dos líquidos. A técnica requer movimentos suaves e ritmados, com as mãos ou aparelhos. Os gânglios são estimulados a partir de bombeamentos e, em seguida, iniciam-se as manobras. Elas são firmes, mas suaves e guiam o líquido retido para filtração e eliminação. Os resultados são visíveis desde a primeira sessão.
7. Pernas pro ar - Todos os dias descanse bastante e coloque os pés para cima, uma dica é colocar travesseiros sob as pernas para que os pés fiquem elevados na hora de dormir, você vai sentir a diferença.
Lembre-se, se seu inchaço não aliviar procure um médico, pois a avaliação médica do quadro clínico é muito importante para verificar se você não esta com um problema mais grave.
Fonte: http://www.odebate.com.br/bem-viver/dicas-para-evitar-a-retencao-de-liquidos-no-corpo-30-06-2014.html
______________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS
EM BELÉM (PA) E LONDRINA (PR)
Clique na imagem do curso de seu interesse e saiba mais sobre ele:
MAIS INFORMAÇÕES
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)