Cultural Ingá traz exposição da série artística ‘Fugacidade’
A exposição “Fugacidade”, assinada pelo artista visual Tadeu dos Santos, está disponível para visitação no hall de entrada da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Com a produção por meio da reciclagem, a série reúne fragmentos, recortes e texturas em quadros e instalações feitos a partir de materiais reaproveitáveis, como tecidos e espumas. “O que é descartável pode ser um instrumento de transformação, e isso tem a ver com a lógica da minha série”, afirma o artista.
A intenção, segundo ele, é trazer para discussão o fenômeno da urbanização e de que forma isso está promovendo grandes transformações nas cidades, não especificamente em Maringá, embora a Cidade Canção tenha pequenas menções nos quadros abstratos e de cores quentes.
O título das obras são termos técnicos do ramo da engenharia – “Geminadas” e “Volumetria”, por exemplo – e o nome Fugacidade parte do princípio de ter a cidade como um objeto de análise, algo transitório. “É uma metamorfose constante e isso é parte da memória, pois ou se tem algum tipo de trabalho ou registro fotográfico ou não se terá mais nada”, acrescenta.
A exposição “Fugacidade”, que é uma ação de fomento à cultura promovida pelo Instituto Cultural Ingá, fica em cartaz na Acim até o dia 28 de novembro.