Como conseguir tempo e estudar para Concursos Públicos
A conquista de um cargo público é o sonho de carreira de muita gente. No entanto, nem sempre as pessoas vão em busca desse objetivo, alegando falta de tempo. É muito comum ouvirmos que “se já é difícil passar em um concurso com dedicação ‘full-time’ aos estudos, imagina para quem trabalha e faz faculdade?”.
É claro que é mais complicado. É inegável que sobram menos horas e mais cansaço para quem tem outras obrigações durante o dia. Mesmo assim, com um pouco de organização, é possível, sim, arranjar tempo e disposição para estudar. Confira, na Utilidade da Semana, as dicas de especialistas:
1 - Planeje-se!
Pode parecer óbvio, mas sem planejar a rotina do dia a dia, prioridades acabam esquecidas e o tempo fica mais curto. Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, reitera a importância de se planejar. “A palavra-chave é planejamento. O ideal é que você planeje todas as tarefas (estudos e trabalho) e distribua tudo na agenda com a antecedência de ao menos três dias do término do prazo (para a execução de cada tarefa). Isso dá mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que tudo seja cumprido no prazo e ainda ganhe um tempo para um encontro com amigos, baladas ou adiantar novas tarefas”, explica.
2- Estabeleça um tempo mínimo para se dedicar
De acordo com Alexandre Vasconcellos, diretor do CEAV, centro preparatório para concursos, pessoas que cursam universidade e/ou trabalham têm uma vida muito atribulada, o que demanda uma rotina rígida de estudos para concursos. “Dedicar pelo menos umas 3 horas diárias durante a semana é um bom planejamento, não se esquecendo de que no final de semana também devem ser reservadas algumas horas para fixar o conteúdo por meio de resolução de questões”, explica.
3 - Defina suas prioridades
Apesar do planejamento, é preciso também verificar, entre as atividades que devem ser feitas, o que é mais ou menos importante. “Aprenda a fazer uma lista de prioridades do que realmente deve ser feito. Se algo for opcional ou não deve ser feito, deve ir para outro dia. Esteja ciente também de que essas prioridades nunca podem lotar todas as suas horas do dia ou você vai adiar e se frustrar”, ensina Christian Barbosa.
4- Relacione suas atividades
É possível conciliar o trabalho, a faculdade e os estudos para concursos relacionando essas atividades. Para Phillip Gil França, coordenador de cursos do Concurso de Cartório, “concentrar todas as fichas em uma só atividade nem sempre é a melhor estratégia. O caminho, talvez, é ter o trabalho relacionado com os estudos, com o norte comum para o alcance de um objetivo maior. Tal conciliação é possível, sim. Basta organização e motivação para realizar o objetivo traçado”.
5- Tenha momentos de descanso
Se você tem o dia cheio e está levando a sério sua meta, às vezes é difícil encontrar um momento para relaxar. No entanto, essa pausa é essencial para que o objetivo seja atingido. “É preciso estar ciente de que a capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada à capacidade de se equilibrar. Períodos curtos de descanso são essenciais para ajudar você a crescer, trazem ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática”, recomenda Christian Barbosa.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/concursos-5-dicas-para-ter-tempo-de-estudar/97127/
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FAÇA SUA PÓS-GRADUAÇÃO NO IEFAP
CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE OS CURSOS
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)