Acupuntura no tratamento de Alzheimer
Dois estudos separados, um na Wellesley College Center for Research on Women e outro na University of Hong Kong, cientistas descobriram que a acupuntura pode aumentar as habilidades verbal e motora em pacientes portadores de Alzheimer e melhorar o humor e funções cognitivas.
No primeiro estudo, Dra. Nancy Emerson Lombardo estudou 11 pacientes, 10 com Alzheimer e 01 com demência vascular.
Os participantes foram tratados com acupuntura 2 vezes por semana durante 3 meses e submetidos a vários testes antes e depois do tratamento, incluindo a escala Cornell para depressão, Inventário de Ansiedade de Speilbeger e o mini exame de estado mental para função cognitiva.
Os pesquisadores encontraram “melhoras estatísticas significativas” na pontuação para depressão e ansiedade dos pacientes. A média do teste de ansiedade de Speilberger no início do tratamento era 49,5 e ao final dos 3 meses de tratamento diminuiu para 40,1.
Quatro participantes apresentaram “melhora substancial” do humor após a acupuntura, dos quais, dois apresentaram melhoras na pontuação do mini exame de estado mental e três melhoraram na fluência e habilidade de nomear as coisa.
Embora nenhum grupo de controle tenha sido usado, Lombardo disse além dos resultados obtidos observou-se melhora na habilidade de pensar juntamente com outras melhoras o que ela acredita ser indicativo de uma relação próxima entre habilidade cognitiva, ansiedade e depressão.
“Além da ansiedade e depressão, possivelmente eles apresentam outras questões nos quais a acupuntura pode ajudar, tais como a dor”.
No estudo do Dr. Kao, oito pacientes diagnosticados com Alzheimer foram tratados com acupuntura na Universidade de Hong Kong. O tratamento consistia em agulhar oito pontos: Shishencong (quatro pontos no escalpo), Shen Men (C7,no punho) e o ponto Taixi (R3, no pés).
Cada sessão tinha duração de 30 minutos.
Os pacientes com Alzheimer receberam um tratamento composto de 7 dias seguidos de acupuntura e com intervalo de 3 dias, num total de 30 dias.
Os pacientes com Alzheimer pontuados usando o “checklist de sintomas para Alzheimer” utilizado na medicina tradicional chinesa e o mini exame de estado mental para medir seu nível de orientação; memória, atenção e habilidade para nomear objetos, atender comandos escritos e verbais e escrever frases espontaneamente.
Após o tratamento com acupuntura, a equipe do Dr. Kao constatou que os pacientes apresentaram “melhora significativa” em termos de orientação verbal e coordenação motora e também tiveram maior pontuação no mini exame de estado mental para função cognitiva. A equipe também notou que os pacientes “mostraram uma melhora clinica geral” no “checklist” da medicina tradicional chinesa, levando os pesquisadores a concluir que o tratamento de acupuntura resultou em efeitos terapêuticos signficativos na redução do sintomas da doença de Alzheimer.
Fonte: Ponto Zen