Acupuntura é reconhecida como especialidade da Medicina Veterinária
O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) reconheceu mais uma especialidade da profissão: a Acupuntura Veterinária (resolução CFMV numero 1051/2014). A concessão do título partirá da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária ABRAVET e a exigência para o candidato será a aprovação em prova escrita e a análise do curriculum.
No Brasil, há hoje cerca de 500 acupunturistas na Medicina Veterinária, mercado que é ascendente, segundo o presidente da ABRAVET, Jean Joaquim.
Na opinião do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, os profissionais estão em busca de mais conhecimento, para oferecer aos animais qualidade de vida e longevidade. “Um especialista tem a capacidade de diagnosticar doenças com mais precisão. O novo cenário no mercado de pets, que cresce a cada ano, pode ser um reflexo, também, da exigência dos proprietários de animais, que estão cada vez mais cuidadosos”, declarou.
A técnica faz parte da medicina complementar. O uso é mais frequente em animais de companhia e alguns exemplos de tratamento estão ligados a quadros neurológicos, como no combate a sequelas da cinomos e lesões neurais. Na medicina veterinária esportiva, a acupuntura é recomendada para lesões na coluna de equinos. Em bovinos, o uso das agulhas gera melhora no sistema locomotor.
Fonte: Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, janeiro a abril de 2014
_________________________________________________________________________