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5 maneiras de melhorar o trabalho em equipe

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O trabalho em equipe facilita e agiliza muitas atividades, além de permitir que pontos de vistas diferentes ajudem a complementar um projeto ou uma ideia. Mas, em muitos casos, o trabalho em equipe se torna uma grande dificuldade, principalmente porque se está lidando com pessoas, e pessoas com personalidades distintas e, muitas vezes, conflitantes. Na Utilidade do Dia, veja essas 5 maneiras de tornar o trabalho em equipe mais produtivo e conveniente.

1. Novas e velhas amizades
Times que misturam velhos companheiros de trabalho com novos integrantes são os que mais rendem. Isso acontece porque, embora os funcionários que já trabalham juntos há muito tempo conheçam os hábitos de trabalho uns dos outros, eles também estão dispostos a ensinar esse método para os “novatos”. A troca de informações entre "veteranos" e "calouros" também pode ajudar a romper hábitos prejudiciais da empresa e incluir novas tendências. Isso faz com que o time se sinta integrado, melhorando o rendimento.

2. Times mistos
Times que tenham integrantes do sexo masculino e do sexo feminino funcionam melhor porque apresentam habilidades sociais mais variadas. É muito importante que o grupo esteja capacitado para resolver os mais diversos problemas, por isso é importante manter os dois sexos na equipe. Mulheres, por exemplo, são mais eficientes ao resolver problemas ligados a sentimentos e emoções, enquanto homens têm mais facilidade com problemas técnicos.

3. Equilíbrio nas interações
Ninguém disse que uma equipe ideal é aquela que não tem desavenças. Ao contrário, discordar dos membros do seu time pode ser muito saudável. No entanto, isso não significa que você deve encarnar o personagem “do contra” na sua equipe. Procure manter o equilíbrio e não discordar apenas por discordar. Reveja os argumentos da discussão antes de formar uma opinião própria.

4. Confiança
Grupos de trabalho só funcionam bem se não houver desconfiança entre seus integrantes. É muito importante saber que você pode contar com os membros da sua equipe para qualquer tipo de problema. Por isso, não exija confiança sem ser uma pessoa confiável. Procure mostrar aos seus colegas de trabalho que você está disponível para ajudar em qualquer tipo de trabalho.

5. Respeito
O fator mais importante para determinar o sucesso de uma equipe é o respeito. Isso não significa exigir que seus companheiros aceitem as suas sugestões, e sim mostrar para eles que você também está aberto a receber não só sugestões como críticas. Entenda a maneira de trabalho dos seus colegas antes de julgá-los ou criticá-los e procure entender quais são as motivações deles. 

Fonte: http://lnenoticia.blogspot.com.br/2014/10/5-maneiras-de-melhorar-o-trabalho-em.html#.VD0PBGddV1Y

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