11 dicas para nunca cansar de estudar
O processo de estudo e aprendizagem, além de ampliar os pontos de vista, pode atualizar seus conhecimentos, te tornar uma pessoa mais comunicativa e pode se tornar, também, uma fonte de prazer pessoal. Entretanto, com a correria do dia a dia, é difícil focar em conhecer novos conceitos e estudá-los. Até mesmo quem se identifica com os estudos encontra dificuldades de realizar esse exercício com frequência. Confira, na Utilidade da Semana, dicas para criar o hábito de estudar continuamente:
1 - Sempre tenha um livro para ler
Tente sempre ler algum livro, mesmo que você demore muito tempo para conseguir concluir a leitura. Aproveite os momentos livres que você tem no seu dia, como um trageto de ônibus ou na sala de espera de uma consulta, para aproveitar a obra que você escolheu.
2 - Mantenha uma lista do que aprender
Selecione os assuntos que mais te interessam e monte uma lista para que você consiga estudá-los com mais disciplina, mesmo que seja aleatóriamente.
3 - Faça amigos mais intelectuais
Comece a passar mais tempo com pessoas que pensam de maneira crítica e que investem na aprendizagem de novos conteúdos. Com a convivência, você passará a adquirir alguns hábitos positivos desses amigos.
4 - Pensamento guiado
Passe um tempo refletindo sobre as ideias que você adquiriu durante o dia, para que fiquem fixadas na sua memória. Segundo Albert Einstein, mesmo que a pessoa leia muito, é uma prática inútil se não houver a prática dos conhecimentos aprendidos posteriormente.
5 - Pague
Pode parecer um pouco estranho ler isso, mas muitas vezes se você se compromete financeiramente com um estudo, as chances de desanimar e desistir são bem menores, pois é necessário levar em consideração, além do tempo, o dinheiro que você terá perdido se não continuar. Desde uma aula de culinária até uma pós-graduação, você só precisa tomar a iniciativa de começar.
6 - Ensine os outros
Bons meios de ensinar outras pessoas são começar um blog para transmitir seus conhecimentos, escolher uma pessoa específica para dar aulas particulares ou discutir ideias com os amigos. Dessa maneira, você traz benefícios tanto para o seu aprendizado como para do outro.
7 - “Limpe” seus dados
Guardar muitas informações dificulta que você fique focado em estudar algum ponto específico, além de levar a distrações. Opte por limpar seus dados e deixar apenas aquilo que realmente é relevante para você.
8 - Pesquise novas ideias
Tente conhecer novos pontos de vista, que confrontem o seu. Assim, esses embates podem gerar novos projetos e aprimorar suas convicções e argumentações.
9 - Encontre trabalhos que encorajem o estudo
Busque empregos que te incentivem a continuar estudando e, se você não tiver essa abertura, considere trocar para outro que você possa se dedicar aos estudos.
10 - Siga sua intuição
Ao seguir sua intuição, você passa a gostar muito mais do processo de aprendizagem. Você nunca terá certeza sobre o que esperar e nem sempre terá um objetivo final em mente.
11 - Torne uma prioridade
Algumas forças externas irão te persuadir a aprender, mas o desejo deve vir de você. A partir do momento que você decide que quer continuar aprendendo sempre, depende somente da sua atuação para conseguir realizar tal ação.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/04/16/1123402/10-dicas-estudar-durante-vida-toda.html
___________________________________________________________________________________________________
PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE
MEDICINA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, IMAGENOLOGIA, EDUCAÇÃO E MULTIPROFISSIONAIS
CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE OS CURSOS
MAIS INFORMAÇÕES:
(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)